Alerta para aumento de casos de SRAG no Brasil, com destaque para covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nova edição do boletim semanal Infogripe, que revela um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em várias regiões do país, com forte associação à covid-19.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A análise, referente à semana epidemiológica de 8 a 14 de dezembro, aponta para um crescimento expressivo no Ceará, que já vinha sendo monitorado em edições anteriores, além de aumento de casos entre crianças e adolescentes de até 14 anos, devido ao rinovírus, em estados como Acre, Distrito Federal, Minas Gerais e Sergipe.

Os dados das últimas quatro semanas mostram que 31,1% dos casos de SRAG com resultado positivo para infecção viral estão relacionados à covid-19, enquanto 38,6% estão ligados ao rinovírus e 7,9% ao vírus sincicial respiratório (VSR). Entre os casos fatais, a maioria é atribuída à covid-19 (63,6%), predominantemente em idosos.

Em 2024, já foram registrados 78.739 casos de SRAG confirmados para algum vírus respiratório no Brasil. Destes, 33,8% estão associados ao VSR, 27,1% ao rinovírus e 19,6% à covid-19. Além disso, outras 8.280 ocorrências seguem em análise.

O boletim também destaca uma tendência de aumento de SRAG em 11 estados, incluindo Ceará, Amazonas e Goiás, com crescimento no curto prazo em regiões como Acre, Bahia e Rio Grande do Sul. A Fiocruz reforça a necessidade de monitoramento contínuo e medidas preventivas, principalmente entre as populações mais vulneráveis.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco