Deputada Célia Xakriabá pediu investigação após lideranças indígenas relatarem suspeita em Mato Grosso do Sul; áudio citado na denúncia contém ameaça de “matar essas praga [sic] pela água”
A deputada federal Célia Xakriabá (Psol) pediu, nesta terça-feira (27), a investigação de uma denúncia de possível envenenamento da água em território do povo Guarani Kaiowá, em Mato Grosso do Sul. O caso veio à tona após o segundo turno das eleições presidenciais, quando lideranças indígenas relataram a suspeita à parlamentar.

A denúncia também foi apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Entre os elementos citados está um áudio compartilhado pelo WhatsApp, no qual um dos envolvidos teria afirmado que seria necessário “matar essas praga [sic] pela água”.
Segundo Célia Xakriabá, os Guarani Kaiowá enfrentam dificuldades de acesso à água potável e dependem de caminhões-pipa para garantir o abastecimento. A parlamentar alertou que uma eventual contaminação representa uma ameaça à saúde e à vida dos moradores da região.
O caso foi encaminhado aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em razão da relação da denúncia com o período eleitoral.
Em nota conjunta, os ministérios dos Povos Indígenas, dos Direitos Humanos e da Cidadania e da Igualdade Racial também cobraram a apuração dos relatos e informaram que acompanham denúncias de violência contra quilombolas e povos de terreiro após o segundo turno das eleições.