MPBA e SSP realizam operações contra policiais militares investigados por homicídios no sudoeste baiano

O Ministério Público da Bahia (MPBA), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), deflagrou, na manhã de hoje (17), três operações simultâneas para apurar a atuação de policiais militares investigados por homicídios no sudoeste baiano. As ações, que envolveram mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho, resultaram na prisão de três policiais militares, sendo dois em flagrante por posse de drogas.

Foto: Divulgação

As operações foram conduzidas pelos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) do MPBA, em colaboração com a Corregedoria da Polícia Militar e a Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force) da SSP. Durante as diligências, foram apreendidos simulacros de armas de fogo, armas reais, munições, dinheiro em espécie, celulares, aparelhos eletrônicos, balanças de precisão, drogas, entre outros itens de interesse investigativo.

Entre as operações, a “Anunciação” investiga as circunstâncias da morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023; a operação “Faxina” busca esclarecer a morte de Eric Pereira Maciel, em janeiro de 2024; e a operação “Choque de Ordem” dá continuidade às investigações sobre a morte de Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023. Todos os casos envolvem suspeitas de homicídios encobertos como mortes decorrentes de resistência armada, além de indícios de invasões domiciliares, execuções de pessoas rendidas e manipulação das cenas do crime.

O Geosp é responsável pelas investigações, e as ações de hoje são essenciais para o esclarecimento dos fatos e possível responsabilização dos envolvidos.

Jequié e a Letalidade Policial
O município de Jequié, que lidera o ranking de letalidade policial no Brasil, segundo o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tem sido alvo de investigação contínua do Geosp. Em 2023, a cidade registrou 74 mortes decorrentes de intervenção policial, representando cerca de 55% do total de homicídios, com uma taxa alarmante de 46,6 mortes por cada 100 mil habitantes.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco