Após a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) declarar deserto o edital anterior, o governo do estado lança, nesta sexta-feira (13), às 10h30, uma nova licitação para adquirir dois ferries destinados ao transporte de passageiros, cargas e veículos no Sistema Público de Transporte Hidroviário da Baía de Todos os Santos.
A primeira tentativa de licitação, aberta em 26 de outubro, não atraiu propostas, apesar do interesse inicial das empresas. De acordo com apurações, dúvidas relacionadas ao edital motivaram a ausência de participantes.
Os transportes aquáticos terão até oito anos de uso e devem comportar, no mínimo, 1.200 passageiros e 160 veículos. As novas embarcações serão importadas da Grécia e têm previsão de início de operação para o primeiro semestre de 2025, após a conclusão das etapas licitatórias e trâmites de importação.
Cenário atual do sistema
O sistema hidroviário conta atualmente com sete embarcações, mas apenas cinco estão em operação: Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Anna Nery e Pinheiro. Os ferries Zumbi dos Palmares, que passa por docagem obrigatória, e Rio Paraguaçu, em manutenção corretiva, estão inativos.
Com a aquisição das novas embarcações, o governo espera aumentar a eficiência e qualidade do transporte, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema Salvador-Mar Grande.
