Trump anuncia pausa de cinco dias nas tensões com o Irã e fala em “conversas produtivas”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) uma trégua de cinco dias nas tensões com o Irã, após classificar como “muito boas e produtivas” as conversas recentes entre os dois países. A mídia iraniana, no entanto, nega que haja um acordo formal.

Em publicação na plataforma Truth Social, o republicano informou que determinou o adiamento de possíveis ataques militares contra a infraestrutura energética iraniana. Segundo ele, as negociações devem continuar ao longo da semana.

Foto: ANNABELLE GORDON

“Tenho o prazer de informar que os Estados Unidos da América e o Irã tiveram, nos últimos dois dias, conversas muito boas e produtivas a respeito de uma resolução completa e total de nossas hostilidades no Oriente Médio”, escreveu Trump.

O presidente acrescentou que, diante do avanço nas tratativas, orientou o adiamento das ações militares. “Com base no teor dessas conversas aprofundadas, detalhadas e construtivas, instruí o Departamento de Guerra a adiar quaisquer ataques contra usinas e infraestrutura energética iranianas por um período de cinco dias, sujeito ao sucesso das reuniões em andamento”, completou.

Ultimato recente

No último sábado (21), Trump havia estabelecido um ultimato de 48 horas para que o Irã garantisse a plena liberação da navegação no Estreito de Ormuz, rota estratégica para o comércio internacional de petróleo.

Na ocasião, o governo norte-americano afirmou que, em caso de descumprimento, poderia realizar ataques contra instalações elétricas em território iraniano, começando pela maior estrutura de geração de energia do país.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco