Reconhecimento facial registra recorde de capturas durante o Carnaval 2026 na Bahia

Mais de 60 foragidos da Justiça foram localizados com auxílio da tecnologia; número supera o total da edição anterior da festa

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) alcançou um novo recorde durante o Carnaval 2026. Ao todo, mais de 60 foragidos da Justiça foram capturados com o apoio da tecnologia ao longo da folia, superando o resultado do ano passado, quando 55 pessoas foram localizadas na edição de 2025.

Foto: Ascom SSP

As ocorrências mais recentes foram registradas na tarde desta terça-feira (17), nos circuitos oficiais de Salvador. Também houve prisões no período de pré-carnaval e em festas realizadas nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Lapão, no interior do estado.

Somente no penúltimo dia oficial da festa, encerrado na madrugada de terça-feira (17), 12 pessoas com mandados de prisão em aberto foram identificadas e detidas com o auxílio do sistema.

Entre os capturados estão suspeitos de crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo, estupro, estupro de vulnerável, porte ilegal de arma de fogo, estelionato, agressão e violência contra a mulher. Pessoas com dívida de pensão alimentícia também foram identificadas e presas.

De acordo com a SSP-BA, a ferramenta tem reforçado a atuação das forças policiais tanto na prevenção quanto na repressão de crimes durante grandes eventos. O sistema é utilizado nos Portais de Abordagem e em pontos estratégicos definidos pelas agências de inteligência, ampliando o monitoramento e a capacidade de resposta das equipes de segurança.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco