O Governo da Bahia prorrogou até o dia 25 de fevereiro o prazo para pagamento do IPVA com 15% de desconto. A medida foi adotada após registro de sobrecarga no sistema de pagamento, segundo informou a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA). O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), data em que o benefício se encerraria conforme o calendário original. As demais datas seguem inalteradas.

O desconto é concedido exclusivamente para pagamento em cota única e aplicado automaticamente no momento da quitação. O contribuinte pode realizar o pagamento por meio da plataforma do Governo do Estado ou nos canais do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, utilizando o número do Renavam.
A Sefaz-BA e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reforçam que a regularização do veículo depende também do pagamento do licenciamento integrado, que inclui IPVA, taxa de licenciamento anual e possíveis multas. Após a quitação de todos os débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) deve ser emitido em versão digital.
Caso o contribuinte não aproveite o desconto de 15% até o novo prazo, ainda poderá pagar o imposto em cota única com abatimento de 8% até o vencimento da primeira parcela, conforme o calendário do IPVA 2026. Também há a opção de parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, desde que o valor do imposto seja igual ou superior a R$ 120. Débitos de exercícios anteriores a 2026 só poderão ser parcelados se forem quitados juntamente com o exercício atual.