Seis homens morreram após um confronto armado com policiais militares na zona rural do município de Itajuípe, no sul da Bahia, neste domingo (25). Segundo a Polícia Militar, os suspeitos integravam uma facção criminosa com forte atuação na região.
De acordo com a corporação, equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cacaueira, com apoio do 15º Batalhão da PM, realizavam patrulhamento para o cumprimento de uma Ordem de Policiamento Ostensivo (OPO) quando encontraram um grupo de indivíduos em atitude suspeita.

Ainda conforme a PM, durante a tentativa de abordagem, os homens teriam efetuado disparos contra os policiais, que reagiram. Após a troca de tiros, seis suspeitos foram atingidos, socorridos e encaminhados para uma unidade hospitalar, mas não resistiram aos ferimentos.
Nenhum policial ficou ferido na ação. As investigações preliminares indicam que todos os mortos faziam parte de uma organização criminosa atuante na região.
Em nota, a Polícia Militar informou que o policiamento segue reforçado em Itajuípe e áreas adjacentes. “O reforço ocorre inclusive com operações voltadas a coibir ações delituosas de quaisquer naturezas, contando com o apoio de unidades convencionais, táticas e especializadas, que realizam ações preventivas constantes”, informou a corporação.
A PM também orienta que qualquer situação fora da normalidade seja comunicada pelos telefones 190 ou 181 (Disque-Denúncia). Casos suspeitos devem ser registrados junto à unidade da Polícia Civil responsável pela região.
Materiais apreendidos
Durante a operação, os policiais apreenderam dois fuzis um deles equipado com luneta para disparos de longa distância, uma espingarda calibre 12, uma submetralhadora, uma pistola, um revólver, além de drogas, munições e um drone.
Todo o material foi recolhido e encaminhado às autoridades competentes, que darão continuidade às investigações e às providências legais cabíveis.