Imagem do Senhor do Bonfim segue em procissão rumo à Colina Sagrada em Salvador

Fiéis participaram, na manhã desta quinta-feira (15), da tradicional caminhada que marca a saída da imagem do Senhor do Bonfim da Basílica da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada. O cortejo percorre cerca de 8 quilômetros e integra a programação oficial da novena do Senhor do Bonfim, iniciada no dia 8 e que segue até 18 de janeiro.

Ao chegar à Basílica do Bonfim, o padre Edson Menezes da Silva, reitor do Santuário, faz uma saudação especial aos fiéis a partir da janela central da igreja, apresenta a imagem do Senhor do Bonfim e concede a bênção. A procissão é acompanhada por milhares de devotos e por grupos de religiões de matriz africana, reforçando o caráter cultural e religioso da celebração, marcada pelo sincretismo.

Um dos momentos mais aguardados da programação ocorre por volta das 9h30, com a chegada das baianas à escadaria da Basílica do Bonfim para a tradicional lavagem. O ritual é realizado com água de cheiro, cânticos católicos e toques de atabaques, simbolizando a união entre fé, tradição e identidade cultural baiana. Após a cerimônia, uma nova missa é celebrada e, em seguida, o público participa das manifestações populares e festas profanas ao longo do circuito.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco