As operadoras de telefonia receberam, nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a autorização para instalar o sinal 5G em todos os municípios do Brasil. A liberação marca um passo significativo na expansão da tecnologia, que agora pode ser implantada nas 5.570 cidades do país. Essa autorização foi possível após a finalização da remoção das interferências na faixa de 3,5 GHz, essencial para o funcionamento do 5G.
No dia 26 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” da faixa de 3,5 GHz, permitindo que o sinal fosse ativado a partir de ontem. Anteriormente, essa faixa era utilizada por serviços de radiodifusão e TV via satélite, principalmente por antenas parabólicas operando na Banda C, uma área muito próxima da faixa do 5G, o que exigiu um processo rigoroso de migração e adaptação.
Ao longo dos últimos anos, a Anatel trabalhou para desocupar a Banda C, removendo 1.482 estações satelitais e instalando filtros em antenas parabólicas para evitar interferências nas torres de 5G. Além disso, cerca de 4,3 milhões de kits de conversão foram distribuídos gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais, garantindo a continuidade do sinal de TV aberta.
Embora o 5G já possa ser instalado em todo o Brasil, as operadoras têm até 2029 para ativar a tecnologia em todas as cidades, conforme estipulado no edital do leilão da faixa de 3,5 GHz. A EAF finalizou a limpeza da faixa na Bahia com 14 meses de antecedência, acelerando a implementação do 5G. As famílias que necessitam do kit gratuito podem agendar a instalação por meio do telefone 0800-729-2404 ou pelo site da EAF.