A capital baiana continua sendo impactada por uma frente fria desde o último sábado (23), que se intensificou ao longo da semana, trazendo chuvas fortes e volumosas. A previsão para esta quinta-feira (28) indica que as chuvas continuarão, mas de forma isolada, com o tempo amanhecendo sem precipitações. Apesar da redução da intensidade, o risco de alagamentos e deslizamentos permanece em áreas vulneráveis devido ao acúmulo de água. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), este fenômeno climático resultou na maior quantidade de chuvas para o mês de novembro desde 1963. Até quarta-feira (27), já haviam sido registrados 322,3 mm, superando a média histórica para o mês, que é de 108,22 mm. O impacto mais grave dos temporais foi o deslizamento de terra ocorrido em Saramandaia, que deixou quatro pessoas soterradas. Um homem faleceu após ser atingido pelos escombros.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBPM) segue com as buscas pelo jovem Paulo Andrade, de 18 anos, uma das vítimas do deslizamento. Pelo menos 60 agentes estão mobilizados nas operações de resgate na área, conforme informações do CBPM.