O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou profundamente o falecimento de um homem na manhã desta quarta-feira (27), após um deslizamento de terra no bairro de Saramandaia, causado pelas intensas chuvas que atingiram a capital baiana. O gestor se encontra no local, acompanhado da equipe do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, para prestar apoio às famílias atingidas e garantir o atendimento necessário por meio da assistência social da Prefeitura.
“Infelizmente, temos a confirmação de um óbito na região da Rua da Horta. Estamos todos muito tristes com essa perda. Toda a equipe da Prefeitura está no local, mobilizada para apoiar os moradores e as famílias das vítimas. Nossas equipes estão trabalhando na remoção dos escombros e as buscas continuam até que todos sejam encontrados. Estamos também disponibilizando duas escolas no bairro como abrigos provisórios e as famílias afetadas receberão o Aluguel Social”, afirmou Bruno Reis.
Até o momento, foram registradas duas ocorrências em Saramandaia, ambas envolvendo deslizamentos de barrancos sobre casas, uma na Rua Amargosa e outra na Rua da Horta. O prefeito informou que outras três pessoas ainda estão soterradas. Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Salvador (Codesal), Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão trabalhando desde o início da manhã para remover os escombros e resgatar as vítimas.
“Graças a Deus, uma criança de seis anos foi resgatada com vida no deslizamento da Rua Amargosa. O Grupamento Aéreo (Graer) da PM está no local e um helicóptero está transportando a criança ao Hospital do Subúrbio. Outras duas vítimas também já foram localizadas e, com fé em Deus, serão retiradas com vida dos escombros”, completou o prefeito.
A Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre) está dando suporte às famílias afetadas pela tragédia. Além disso, equipes da Diretoria de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) também estão colaborando nos trabalhos de resgate e apoio.
“Em Saramandaia, tivemos o maior volume de chuva na cidade, com um acumulado superior a 336mm, quando a previsão para o mês inteiro de novembro era de 111mm. Isso representa três vezes o volume esperado”, informou o prefeito.
Alerta – O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, fez um apelo à população para redobrar a atenção diante da situação de alerta causada pelas chuvas intensas. “O acumulado de chuva foi extremamente elevado e causou uma situação alarmante. Pedimos que a população fique atenta, pois o solo está encharcado e qualquer evento pode resultar em rupturas. Esse deslizamento, por exemplo, foi de grande magnitude e causou o movimento de grandes quantidades de terra na região de Saramandaia”, explicou.
O prefeito Bruno Reis também garantiu que a área passará por obras emergenciais de contenção de encostas. “Já temos um mapeamento das áreas de risco na cidade e estamos tomando medidas para enfrentá-las. Em Saramandaia, o projeto de contenção de encostas será iniciado com um investimento de cerca de R$ 11 milhões, para a implantação de uma cortina atirantada. Autorizarei imediatamente a conclusão do projeto e o início das obras para proteger essa área e outras que estão em risco na nossa cidade”, concluiu o prefeito.