Em seu quinto e último dia de compromissos na China, na sexta-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues visitou a sede da Hotgen Biotech, em Pequim, e confirmou uma parceria estratégica com a Bahiafarma para a produção de testes diagnósticos rápidos no estado. O acordo prevê a transferência de tecnologia e fabricação local de exames para Zika, Dengue, COVID-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária.

A cooperação faz parte do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde, que apoia iniciativas voltadas à autonomia tecnológica nacional no setor de saúde. A Hotgen se comprometeu a instalar uma linha de produção na Bahiafarma com investimento superior a R$ 4 milhões, capaz de produzir até 200 mil testes por dia.
Além da produção, o governador solicitou a implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento na Bahia. “Queremos que a Bahia não seja apenas fabricante, mas também desenvolvedora de novas soluções em saúde”, afirmou Jerônimo.
Os sete testes já possuem aprovação da Anvisa, e a Bahiafarma solicitou ainda o registro de mais três: HIV, HTLV e Sífilis Duo. O PDP prevê uma transferência gradual de tecnologia, iniciando pela etapa de embalagem até chegar à fabricação integral no Brasil.
Segundo Jerônimo, a produção atenderá tanto à demanda da Bahia quanto ao restante do país. “Vamos fortalecer a Bahiafarma para fornecer ao SUS e consolidar a Bahia como referência em inovação em saúde pública”, pontuou.
A Hotgen Biotech, fundada em 2005, é referência mundial em diagnóstico in vitro e ganhou destaque durante a pandemia de COVID-19 ao fornecer bilhões de testes para países da Europa. Com mais de 600 certificações internacionais, seus produtos são reconhecidos por alta eficiência tecnológica.
Para o CEO da empresa, Changquing Lin, o momento marca o início de uma nova fase. “Consolidamos hoje uma parceria que poderá se expandir em novas trocas comerciais e tecnológicas no futuro”.