Mais de 1 milhão de aposentados já contestaram descontos indevidos no INSS e pediram reembolso

O número de aposentados e pensionistas que contestaram descontos não autorizados em seus benefícios do INSS chegou a 1.051.238 até as 17h desta quinta-feira (15/5). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social e mostram um salto expressivo em relação ao primeiro dia de operação, quando 473.940 contestações foram registradas por meio do aplicativo Meu INSS.

A mobilização dos beneficiários é resultado de uma força-tarefa iniciada pelo Governo Federal após denúncias de cobranças ilegais promovidas por entidades associativas, investigadas pela Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União. A partir disso, foi determinado o ressarcimento automático aos lesados, além do bloqueio de bens e contas bancárias de associações suspeitas.

Números do segundo dia de operação:

  • Acessos ao Meu INSS: 23,5 milhões
  • Consultas de descontos: 4,3 milhões
  • Usuários sem descontos registrados: 1,9 milhão
  • Consultas específicas de entidades associativas: 1.069.201
  • Contestações com pedido de reembolso: 1.051.238
  • Descontos autorizados pelos usuários: 17.963
  • Contestações via app ou site: 92,7%
  • Contestações via Central 135: 7,3%
  • Número de entidades contestadas: 41

Como contestar os descontos

Desde a quarta-feira (14), é possível verificar se algum desconto associativo foi aplicado ao benefício e se ele foi de fato autorizado. Para isso, o beneficiário deve acessar o aplicativo Meu INSS ou o site gov.br/inss, com CPF e senha, e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.

Caso identifique cobranças indevidas, o aposentado pode selecionar a opção “Não autorizei o desconto”. A solicitação será registrada, e a entidade terá até 15 dias úteis para responder à contestação.

Não há prazo limite para realizar a solicitação, permitindo que os beneficiários façam a checagem no momento mais oportuno.

Canais oficiais e alerta de golpes

O INSS alerta para possíveis tentativas de fraude. O contato com os beneficiários será feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. O órgão não envia e-mails, SMS, mensagens via WhatsApp ou realiza ligações diretas. Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato com a Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.

A recomendação é sempre buscar informações nos canais oficiais, como o site do INSS e redes sociais verificadas do Instituto.

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