O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou nesta segunda-feira (5) que tenha recusado um projeto-piloto do governo federal para desocupar áreas dominadas por facções criminosas e milícias. A declaração foi feita durante uma vistoria nas obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Foto: Devid Santana / BNews
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública já havia iniciado a coleta e análise de dados de inteligência, mas o governo baiano decidiu não avançar para a fase de implementação. No entanto, Jerônimo Rodrigues afirmou que não rejeitaria qualquer parceria do governo federal, especialmente em áreas como segurança pública, combate à fome e saúde.
O governador destacou que a Força Nacional já atua no Extremo Sul da Bahia, reforçando que há cooperação entre a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Ele também mencionou uma reunião recente com o ministro Ricardo Lewandowski, onde oficializou o pedido de apoio federal.
Jerônimo Rodrigues enfatizou que qualquer ação deve ser planejada e combinada, garantindo a autonomia do governo estadual. O Ministério da Justiça agora negocia a implementação do projeto no Rio Grande do Norte, outro estado governado pelo PT.
Com informações do Bnews.