Na manhã desta quarta-feira (9), um muro desabou sobre os trilhos do metrô próximo à estação Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, durante trabalhos realizados pela concessionária Águas do Rio em uma tubulação externa. O incidente levou ao fechamento de 11 estações da Linha 2 do Metrô Rio, afetando milhares de passageiros. Apenas composições em direção ao Centro estavam operando por volta das 8h30.

Foto: Divulgação.
Medidas para minimizar impacto
A Secretaria Municipal de Transporte determinou o reforço nas linhas de ônibus da região. Seis linhas com ponto final na estação Del Castilho foram estendidas provisoriamente até a estação Maria da Graça. Além disso, a Supervia disponibilizou trens extras no ramal Belford Roxo para atender passageiros na Pavuna.
Estações afetadas
As estações fechadas incluem Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma e Del Castilho.
Consequências adicionais
A queda do muro também impactou o abastecimento de água em diversos bairros da região, como Mangueira, Jacarezinho e São Francisco Xavier. Segundo a Águas do Rio, os reparos devem ser concluídos até o início da tarde desta quarta-feira, com a recuperação gradativa do fornecimento de água em até 72 horas.
Resposta oficial
O Metrô Rio informou que está em contato com a Águas do Rio para resolver o problema e retomar a operação integral o mais rápido possível. A Avenida Pastor Martin Luther King teve uma faixa interditada ao trânsito no sentido Pavuna devido ao ocorrido.
A situação gera transtornos significativos para os moradores da região, que dependem do transporte e da água para suas atividades diárias. Autoridades seguem empenhadas em solucionar o problema e normalizar os serviços.
Com informações do G1.