Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest, divulgada nesta terça-feira (8), aponta que 43% dos brasileiros têm uma imagem negativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enquanto apenas 22% o avaliam de forma positiva. O levantamento foi realizado no final de março, antes do anúncio de tarifas adicionais de importação feito por Trump, chamado de “Dia da Libertação”.

Foto: Divulgação.
A percepção sobre os Estados Unidos também piorou significativamente. Atualmente, 41% dos entrevistados têm uma imagem desfavorável do país, contra 24% na rodada anterior, realizada em março de 2024, quando Trump ainda não era presidente. A avaliação positiva dos EUA caiu de 58% para 44% no mesmo período, resultando em um empate técnico entre as opiniões favoráveis e desfavoráveis.
Entre os eleitores brasileiros, a imagem de Trump é mais negativa do que positiva em todos os recortes por faixa etária, escolaridade e renda familiar. A única exceção está entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde 44% têm uma visão positiva de Trump, contra 20% que o avaliam negativamente. Já entre os eleitores de Lula, a percepção é amplamente negativa, com 61% desaprovando Trump e apenas 8% o avaliando positivamente.
Quanto à reação do Brasil às tarifas impostas por Trump, a maioria dos brasileiros (53%) defende uma postura diplomática, enquanto 33% preferem retaliação. Essa preferência pela diplomacia é majoritária em quase todos os grupos, exceto entre os eleitores de Lula, onde há um empate técnico entre os que defendem diálogo (46%) e os que apoiam retaliação (41%).
O levantamento ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março, com margem de erro de quatro pontos percentuais. Os dados refletem o impacto das políticas de Trump na percepção dos brasileiros sobre o líder americano e os Estados Unidos.
Com informações do G1.