A Petrobras e a Braskem assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para aprofundar estudos sobre captura e armazenamento de carbono (CCS – Carbon Capture and Storage) na Bahia. O evento ocorreu no Edifício Torre Pituba, sede da Petrobras no estado.

Foto: Reprodução/Agência Petrobras
Objetivo da iniciativa
O acordo visa reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2) e estudar modelos de negócio para economia de baixo carbono. As empresas buscarão soluções para captura, transporte e armazenamento do CO2, podendo criar um hub regional onde as emissões industriais serão direcionadas para depósitos geológicos seguros e monitorados.
Infraestrutura e impacto ambiental
A Petrobras já iniciou o mapeamento de reservatórios geológicos na base de Taquipe, a cerca de 80 km de Salvador, como locais seguros para armazenamento de carbono. Esse projeto pode ser integrado a outros investimentos em energia renovável, hidrogênio e combustíveis de baixo carbono.
Compromisso com a sustentabilidade
Segundo Gustavo Checcucci, Diretor de Energia e Descarbonização da Braskem, a parceria tem potencial para acelerar a transição energética no Brasil, fortalecendo um modelo mais sustentável e competitivo.
Com essa iniciativa, a Bahia se destaca como um polo promissor para tecnologias que viabilizam a descarbonização em larga escala. O futuro da indústria brasileira segue alinhado à inovação e responsabilidade ambiental.
Com informações do Bahia.Ba.