A Polícia Metropolitana de Londres (Met) anunciou nesta sexta-feira (4) que o ator e comediante Russell Brand foi formalmente acusado de estupro, violação sexual, estupro oral e agressões sexuais relacionadas a casos ocorridos entre 1999 e 2005. Ele deverá se apresentar ao Tribunal de Magistrados de Westminster no dia 2 de maio.

Foto: Frederic J. BROWN / AFP
Segundo o comunicado, as acusações envolvem quatro mulheres e abrangem os seguintes episódios:
- 1999: uma mulher relatou ter sido estuprada na cidade de Bournemouth;
- 2001: outra mulher sofreu violação sexual na região de Westminster, em Londres;
- 2004: uma terceira mulher relatou ter sido vítima de estupro oral e agressão sexual, também em Westminster;
- Entre 2004 e 2005: uma quarta mulher denunciou agressão sexual na mesma área.
A polícia informou que as vítimas estão recebendo apoio especializado e reforçou o pedido para que outras possíveis vítimas ou testemunhas se apresentem.
Essas acusações surgem após uma reportagem investigativa do jornal Sunday Times e o documentário “Dispatches”, exibido pelo Channel 4 em 2023, em que quatro mulheres também acusaram Russell Brand de abusos cometidos entre 2006 e 2013. À época, ele negou todas as alegações, afirmando que os relacionamentos foram sempre consensuais, apesar de admitir um passado de vida sexual promíscua.
Brand, que ficou conhecido por seu estilo provocador e papéis em comédias como Get Him to the Greek, foi casado com a cantora Katy Perry entre 2010 e 2012. Atualmente, é casado com Laura Brand, com quem tem três filhos.
Com informações do G1.