Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest revelou um cenário de empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma possível disputa de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. O levantamento aponta Lula com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro registra 40%, números que estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo e Adriano Machado/File Photo
O estudo também analisou a performance do atual presidente contra outros sete potenciais adversários da direita. Lula venceria todos, com destaque para a vantagem sobre Michelle Bolsonaro (44% a 38%), Tarcísio de Freitas (43% a 37%) e Romeu Zema (43% a 31%). Contra outros nomes, o petista também se sairia melhor: Ronaldo Caiado (44% a 30%), Ratinho Júnior (42% a 35%), Pablo Marçal (44% a 35%) e Eduardo Bolsonaro (45% a 34%).
Apesar do desempenho favorável nos cenários apresentados, a pesquisa indica que 62% dos entrevistados acreditam que Lula não deveria disputar um novo mandato. Além disso, a rejeição a ambos os candidatos mais fortes é expressiva: 55% dos eleitores afirmam que não votariam nem em Lula nem em Bolsonaro.
O levantamento também investigou possíveis sucessores do ex-presidente Bolsonaro na liderança da direita. Tarcísio de Freitas aparece como o favorito, com 15% das menções, seguido por Michelle Bolsonaro (14%) e Pablo Marçal (11%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 eleitores em diferentes regiões do país. O nível de confiança do levantamento é de 95%, o que significa que há alta probabilidade de os resultados refletirem a realidade do eleitorado dentro da margem de erro.
Com informações do G1.