O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcará em Moscou no dia 9 de maio, Dia da Vitória na Rússia, para uma reunião com Vladimir Putin. O encontro ocorre em meio a esforços do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para retomar o diálogo com Lula, após tensões envolvendo Donald Trump.

Foto: Divulgação.
Zelensky, que foi publicamente criticado por Trump durante a guerra na Ucrânia, solicitou uma conversa com Lula, buscando reabilitar o papel do Brasil como mediador no conflito. Segundo fontes diplomáticas, o pedido partiu da Ucrânia e foi precedido por declarações do chanceler ucraniano, que reforçou a importância do Brasil na mediação.
Lula, que recentemente expressou mágoa com Zelensky, afirmou esperar que o líder ucraniano esteja agora comprometido com a paz. A conversa entre os dois deve ocorrer antes da viagem de Lula à Rússia, onde ele participará dos atos do Dia da Vitória e discutirá questões geopolíticas com Putin.
A diplomacia brasileira avalia que a postura errática de Trump diante do conflito acabou por reabilitar propostas de mediação feitas anteriormente pelo Brasil e pela China, destacando o papel do país na busca por soluções diplomáticas.
Com informações do G1.