A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, visitou nesta quarta-feira (26) o Centro de Confinamento de Terrorismo (CECOT), a megaprisão de El Salvador construída sob o governo de Nayib Bukele. Durante o tour, Noem gravou um vídeo em tom ameaçador, direcionado a imigrantes ilegais nos EUA, afirmando: “Saiam agora. Se vocês não saírem, nós os caçaremos, os prenderemos, e vocês podem acabar nesta prisão de El Salvador.”

Foto: Alex Brandon/Pool via REUTERS
A visita ocorreu em meio à polêmica deportação de mais de 200 venezuelanos para o CECOT, realizada pelo governo Trump sob a justificativa de que os deportados seriam membros da gangue Tren de Aragua. No entanto, o governo da Venezuela e familiares dos deportados negam as acusações, e organizações de direitos humanos têm criticado as condições da prisão, conhecida por sua superlotação e falta de direitos básicos.
Após a visita, Noem e o ministro salvadorenho Hector Villatoro assinaram um acordo de cooperação para compartilhamento de registros criminais entre os dois países. A Casa Branca confirmou que pagou US$ 6 milhões ao governo salvadorenho para receber os deportados.
A ação faz parte de uma campanha mais ampla do governo Trump para endurecer as políticas de imigração, utilizando leis como o Alien Enemies Act de 1798 para justificar deportações rápidas, muitas vezes sem o devido processo legal. A visita de Noem reforça a postura rígida da administração em relação à imigração, enquanto críticas e desafios legais continuam a surgir.
Com informações do G1.