O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), encontra-se internado em estado grave após sofrer uma parada cardiorrespiratória na noite desta terça-feira (25). De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira (26), ele foi reanimado, mas evoluiu para um choque cardiogênico, condição em que o coração não consegue bombear sangue adequadamente. Atualmente, Fuad está em respiração controlada por aparelhos, recebendo medicamentos para manter a pressão arterial e enfrentando insuficiência renal aguda.

Foto: Rodrigo Clemente/PBH
Histórico de internações
Fuad está internado no Hospital Mater Dei desde 3 de janeiro, quando foi hospitalizado com insuficiência respiratória aguda. Desde então, ele passou por uma traqueostomia e enfrentou complicações como pneumonia e sinusite. Apesar de ter apresentado melhora em alguns momentos, o prefeito segue afastado de suas funções, com o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assumindo a gestão interina da cidade.
Luta contra o câncer
Em julho de 2024, Fuad foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin (LNH), um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Após cirurgia e tratamento, exames confirmaram a remissão completa do tumor em outubro do mesmo ano. No entanto, desde novembro de 2024, ele tem enfrentado uma série de internações devido a complicações de saúde.
Licença médica e gestão interina
Desde sua posse em 1º de janeiro de 2025, Fuad permaneceu apenas três dias no cargo antes de sair de licença médica. Sua última renovação de licença ocorreu em 18 de março. Enquanto isso, Álvaro Damião segue à frente da administração municipal.
O estado de saúde do prefeito segue sendo monitorado, e novas atualizações devem ser divulgadas pela equipe médica.
Com informações do G1.