O ministro Kassio Nunes Marques suspendeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute a condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte irregular de arma de fogo e constrangimento ilegal. O pedido de vista pode adiar a decisão por até 90 dias.

Foto: Wagner Vilas/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Até o momento, o placar está em 5 a 0 pela condenação da parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão. O relator, Gilmar Mendes, foi seguido por Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, que votaram também pela cassação do mandato de Zambelli.
O caso se refere ao episódio na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando a deputada sacou uma arma e perseguiu um homem em São Paulo após uma discussão. Segundo os ministros, as imagens e depoimentos reforçam que Zambelli agiu de forma desproporcional e violenta.
Além da pena de prisão e da cassação, Gilmar Mendes votou para cassar definitivamente o porte de arma da deputada e encaminhar o revólver ao Exército. Ele destacou o “elevado grau de reprovabilidade” da conduta da parlamentar.
A defesa de Zambelli afirmou que vê o pedido de vista com esperança, enquanto a advogada do jornalista Luan Araújo, vítima do episódio, destacou que as imagens gravadas por testemunhas foram essenciais para esclarecer os fatos.
Com informações do G1.