Instalação de placas solares em igreja que desabou em Goiânia não tinha autorização dos bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) informou que a instalação das placas solares na Igreja Videira, no Setor Leste Vila Nova, foi iniciada sem a devida autorização da corporação. Além disso, a igreja também não possuía o Certificado de Conformidade (CERCON), documento que assegura o cumprimento das normas de segurança contra incêndio.

Foto: Divulgação.

O desabamento ocorreu na quarta-feira (19), por volta das 11h. No momento, cerca de 70 placas já haviam sido instaladas, totalizando mais de 2,4 toneladas sobre o telhado. Seis trabalhadores estavam na obra, e um deles ficou ferido ao sofrer um corte na cabeça. Os demais conseguiram se segurar na estrutura até serem resgatados.

De acordo com os bombeiros, a instalação de placas solares deve seguir a Norma Técnica 44/2025, que exige a apresentação de um projeto técnico para avaliação prévia. No entanto, esse procedimento não foi cumprido.

O responsável pela empresa que executava a obra, Kevin Dias, afirmou à TV Anhanguera que engenheiros mecânicos e civis atestaram que a estrutura da igreja poderia suportar até 200 placas. Agora, a equipe analisa as possíveis causas do colapso.

A Defesa Civil declarou que a estrutura da igreja, que comportava cerca de 2,4 mil pessoas sentadas, está comprometida e deverá ser demolida. A Polícia Civil abriu um inquérito e solicitou uma perícia técnica para apurar as razões do desabamento.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco