Na noite desta segunda-feira (10), a Receita Federal apreendeu 100 canetas do medicamento Mounjaro, conhecido por seu uso no emagrecimento, no Aeroporto Internacional de Salvador. O remédio estava escondido sob as roupas de um passageiro de 22 anos, natural de Vitória de Conquista, no sudoeste da Bahia.

Foto: Divulgação.
O jovem, que chegou em um voo da Air France vindo de Paris, foi selecionado para revista pessoal pela equipe de vigilância. A Receita Federal identificou uma possível ligação do suspeito com um grupo monitorado por trazer medicamentos de forma irregular para comercialização em clínicas. Durante o interrogatório, o passageiro afirmou ter adquirido os medicamentos em Londres.
O Mounjaro, à base de Tirzepatida, é regulamentado pela Anvisa apenas para importação por pessoas físicas mediante receita médica. Sua comercialização no Brasil é proibida. A Receita Federal informou que fará uma representação ao Ministério Público para dar continuidade à investigação criminal.
O caso reforça a atenção das autoridades sobre o tráfico irregular de medicamentos e os riscos associados à sua comercialização sem regulamentação adequada.
Com informações do Bnews