O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou um tarifaço “recíproco” contra vários países, incluindo o Brasil, que começará a vigorar a partir de 2 de abril. O republicano afirmou que os Estados Unidos têm sido “roubados” por outras nações há décadas e que essa situação não será mais tolerada.

Foto: White House Archived
Em um discurso contundente ao Congresso dos EUA, Trump disse que a medida visa corrigir a desigualdade nas tarifas comerciais, com países como União Europeia, China, Brasil, Índia, México e Canadá aplicando tarifas mais altas aos produtos americanos. “Não importa o valor que eles nos taxarem, nós os taxaremos na mesma proporção”, declarou Trump.
O tarifaço já entrou em vigor em 4 de março, impondo uma taxação de 25% sobre produtos importados do Canadá e México, além de afetar a China, que anunciou tarifas sobre diversos produtos agrícolas e alimentos americanos, como frango, soja, carne suína, entre outros.
Em resposta, a China afirmou que resistirá às pressões dos Estados Unidos. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, declarou que a abordagem dos EUA é um “erro de cálculo” e que o país não cederá a ameaças.
Com informações do Bahia.Ba.