Os brasileiros que buscam serviços nos consulados de Portugal continuam enfrentando problemas como baixos salários, sobrecarga de trabalho e atrasos na emissão de vistos. De acordo com informações do jornal O Globo, o número de processos protocolados nos consulados aumentou em mais de 10%, gerando uma crescente insatisfação.

Foto: Divulgação.
Como resposta, os brasileiros planejam realizar uma greve até o final de março, com trabalhadores atendendo apenas às sextas-feiras. Uma das principais promessas não cumpridas por Portugal foi a criação de novos postos de trabalho em março para 50 funcionários, o que agravou ainda mais a situação.
A reportagem revelou que o consulado do Rio de Janeiro, por exemplo, está enfrentando um período de “ressaca” pós-carnaval, dificultando o andamento das negociações. Embora Portugal tenha prometido a abertura de novos consulados em cidades como Belém, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Recife, a demora na entrega dos vistos continua sendo um problema, com a média de espera atualmente em torno de oito meses.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) projeta melhorias, mas a situação continua a gerar incertezas e frustração para os brasileiros que buscam regularizar sua situação no país.
Com informações do Bnews.