BLAGUE NO BLOG - Jornalismo de resultados


Em 1977, temeroso de perder a maioria no Senado, o general-presidente Ernesto Geisel havia baixado o "pacote de abril", que entre outras providências determinava que uma das vagas de senador na eleição do ano seguinte seria preenchida por eleição indireta.


Falava-se que Lomanto seria o indicado para essa vaga, mas pouco antes da decisão chega à redação do jornal uma entrevista dada por ele em Brasília na qual dizia que, tendo sempre se elegido pelo voto popular, se sentia constrangido em entrar num pleito indireto.


Cruz Rios, sabedor de que nos tempos do regime militar uma declaração desse tipo poderia levar à desgraça seu responsável, acrescentou um "não" à história. Saiu assim a fala de Lomanto: "Como sempre me elegi pelo voto popular, não me sentirei constrangido se for eleito indiretamente".


A bem de sua biografia, deve-se dizer que Lomanto disputou e venceu em 1978 a eleição direta para o Senado. O senador biônico - como foram apelidados os indiretos - terminou sendo Jutahy Magalhães.

Luís Augusto Gomes - Por Escrito

http://www.porescrito.com.br