Salvador, 23 de agosto de 2017

Viana festeja vitória e vê volta de Passos

Data: 29/11/2012
11:14:50

O deputado Adolfo Viana (PSDB) contesta a existência de uma articulação para que o ex-deputado Sérgio Passos apoie sua campanha à reeleição em 2014.

“Sérgio foi um parlamentar correto, dirige muito bem o partido na Bahia e com certeza vai voltar à Assembleia”, disse Viana, ressaltando seus laços de amizade com Passos.

Na nota “Passos e o governo municipal”, do dia 26, este blog se referiu a candidatos a vereador aliados do deputado derrotados em Casa Nova para caracterizar um insucesso eleitoral, o que ele também rebate:

“Sua fonte só não disse que nós fizemos o prefeito mais votado da história de Casa Nova, com mais de 10 mil votos de frente”, afirmou o deputado, referindo-se a Wilson Cota (PMDB), que venceu  o prefeito Orlando Xavier (PR), candidato à reeleição.



Deputado vai a Spengler contra lixo tóxico

Data: 29/11/2012
11:10:28

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Adolfo Viana anunciou, na reunião de ontem, que solicitará ao secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, medidas para que jamais ocorra na Bahia a incineração de resíduos tóxicos originados de outros Estados.

“Não podemos permitir essa prática, pois é a saúde da população que está sendo exposta a todo tipo de doença. Se São Paulo não incinera seu lixo, por que a responsabilidade deve ser nossa?” – questionou.



Com atraso

Data: 29/11/2012
11:08:56

A figura simpática, bem-falante e articuladora de Jonas Paulo, presidente regional do PT, dará aos baianos a alegria da conterraneidade. A proposta do título de cidadão é do deputado Rosemberg Pinto.

A entrega será no dia 13 de dezembro, uma quinta-feira. Por acordo de líderes, a sessão ordinária matinal, às 9h45, será transformada em especial.



Valéria representada

Data: 29/11/2012
11:07:39

A comunidade de Valéria, às margens da rodovia BR-324, festeja, cheia de esperança, a eleição de Euvaldo Jorge (PP) à Câmara Municipal, por entender que agora tem um representante legítimo para lutar contra as históricas carências do bairro.

O líder comunitário Arlei Adriano diz que Euvaldo teve em Valéria 1.269 dos 6.850 votos que o elegeram em Salvador. “É o único vereador que recebeu praticamente todos os votos do bairro, era o que precisávamos para elevar o moral das pessoas e uma grande injeção de ânimo”.



Insubstituíveis

Data: 29/11/2012
11:03:17

Com o bom humor de sempre, o garçom João Durval explica a antecipação do seu retorno das férias: “Soube que o presidente Marcelo Nilo ia tirar uns dias, e a Casa não pode ficar sem nós dois ao mesmo tempo”.



Tavares destaca obras em Abaré

Data: 29/11/2012
11:02:37

O deputado Pedro Tavares (PMDB) destacou na Assembleia “a enormidade de obras” inauguradas no fim de semana, em Abaré, pelo prefeito Delísio Oliveira, especialmente no povoado do Pambu, “distrito indígena, que honra as tradições e a cultura do seu povo, preservando o meio ambiente”.

Segundo o parlamentar, foram entregues 62 casas populares, um grupo escolar com oito salas de aula, 5 mil metros de pavimentação, duas escolas de uma sala de aula, duas adutoras e um posto de saúde.

Tavares, que estava acompanhado do deputado Lúcio Vieira Lima, disse que o distrito ribeirinho tem carências comuns a toda a região norte, “que está sem estrada e sem segurança, esquecida pelo governo do Estado". Pambu fica na margem baiana do Rio São Francisco, a 600 quilômetros de Salvador. "Do outro lado é Pernambuco”, explicou.



Apub/Sindicato elege nova direção

Data: 29/11/2012
11:00:25

A chapa Amplitude e Compromisso na Luta venceu a eleição para a nova direção da Apub/Sindicato, tendo a presidente Sílvia Lúcia Ferreira ressaltado “a lisura do processo eleitoral garantido pela atual gestão e a preservação da vontade da comunidade acadêmica da Ufba, UFRB e Ifba”.

A apuração terminou na madrugada de hoje. A chapa obteve 664 votos contra 624 dados à adversária, o que demonstra a disputa que se estabeleceu. Falta contar os votos da urna de Santo Antônio de Jesus, insuficientes para alterar o resultado.



Oração e água benta

Data: 29/11/2012
10:59:27

A Associação Nacional dos Jornais “repudia” mais um assassinato de jornalista. Ante a ineficácia do gesto, este editor, como em casos passados, só pode, do ponto de vista pessoal, desejar não ser a causa do próximo repúdio da entidade dos empresários da imprensa.



Prefeito mais jovem da Bahia quer empregos

Data: 29/11/2012
10:58:34

Filadélfia, no norte do Estado, tem o prefeito mais jovem da Bahia: Barbosa Júnior, do PDT, de 24 anos completados em julho. Tendo como vice Eunice Mota (PTB), ele conquistou 5.160 votos, superando o adversário Marlos Maia (DEM) pela pequena frente de 192  votos.

De passagem pela Assembleia Legislativa, o prefeito eleito disse que vai cuidar da infraestrutura do município e da saúde e educação, pela importância que têm essas áreas, mas que seu grande foco será a geração de empregos.

O principal empreendimento é um abatedouro de frango privado que será o maior da região, com produção estimada, a partir de julho, de dez mil unidades por dia. Num investimento inicial de R$ 6 milhões, serão criados 300 empregos diretos e dois mil indiretos, de forte impacto numa população de 18 mil habitantes.



Projeto integrado impulsionará economia

Data: 29/11/2012
10:56:29

A empresa responsável pela implantação será a Mafisa, de Pernambuco, que tem 44 anos no mercado. Barbosa Júnior informa que será um projeto integrado a outras iniciativas, o que propiciará, até a finalização, quando terão sido aplicados R$ 25 milhões, um grande impulso econômico a Filadélfia.

Será estimulada a produção de frango na região, pois a empresa construirá também uma fábrica de ração para aves e distribuirá pintos para que sejam desenvolvidas criações pelas pessoas interessadas.

A água utilizada no abatedouro para lavagem será destinada a uma barragem para a cultura de peixes, num projeto em associação com o governo do Estado, através da Bahiapesca.



Otto já é visto como "candidato de Wagner"

Data: 28/11/2012
21:56:15

Deputado governista sempre sereno em suas análises acha que o governador Jaques Wagner disputará o Senado numa chapa encabeçada pelo vice-governador Otto Alencar, tendo como vice um nome do PP. No meio político, Otto é cada vez mais visto como o candidato de Wagner.

O PDT, nesse contexto, já teria sido contemplado agora, com o quarto mandato do presidente Marcelo Nilo na Assembleia Legislativa, criando condições para que Wagner possa ter lhe dito: “Você pode ou não estar na majoritária”, a menos que, ressaltou o parlamentar, por circunstâncias da política, “PSD ou PP feche com a oposição”.

O entendimento é de que, para fazer um sucessor do PT, o governador “teria de estar muito forte”, o que – dizemos nós –, a depender do que vier de gestão e avanços, é plenamente alcançável em dois anos de governo.

Otto seria, assim, nas condições atuais, o nome para vencer sem maiores percalços a eleição, na verdade reeleição, porque completaria o mandato de Wagner. Este, eleito senador, poderia tentar voltar em 2018 e, em caso de derrota, teria mais quatro anos de mandato. “Perigoso”, completou a fonte, “seria inventar Rui Costa ou Gabrielli”.



PT luta internamente por definição

Data: 28/11/2012
21:53:55

O assunto da sucessão está mais do que posto no PT, registrando-se três tendências: a aparentemente mais forte deseja que o governo anuncie logo o nome de Otto, para que as coisas se definam e as providências comecem a ser tomadas objetivamente.

Outro grupo defende a candidatura do senador Walter Pinheiro, apesar da resistência da cúpula em dar-lhe, no caso de vitória, oito anos de poder.

A terceira corrente está em dúvida, mas, em todo caso, quer que pelo menos seja dado ao secretário Rui Costa o controle da UPB, através do prefeito de Santo Amaro, Ricardo Machado.



Para assistir de camarote

Data: 28/11/2012
21:52:58

O grande obstáculo para que Wagner aceite concorrer ao Senado é a possibilidade de enfrentar, por vaga única, Geddel Vieira Lima.



Garantia de entendimento

Data: 28/11/2012
21:52:19

Ao comentar o êxito do encontro dos prefeitos eleitos pelo PSD baiano com o governador Jaques Wagner, o deputado Alan Sanches afirmou “nenhum futrica interferirá no relacionamento entre o vice-governador Otto Alencar e o governador".

A garantia disso, segundo o parlamentar, é a condição de “homem extremamente leal” do vice-governador. “Tenho certeza de que estaremos juntos no projeto do governador Wagner”, sentenciou.



Inédito, fantástico, espetacular!

Data: 28/11/2012
21:50:14

Para quem acredita que “falar em 2014 é prematuro” e inconsistências do gênero, uma constatação: a política baiana vive época de grande aceleração.

Exemplo disso está na sagração do quarto mandato do presidente Marcelo Nilo mais de dois meses antes da eleição. É precocidade que nunca se viu.



Jefferson Barbosa

Data: 28/11/2012
21:49:00

A diferença é de uma letra, mas delator não é relator.



Mesa decide amanhã se isola o plenário

Data: 28/11/2012
21:48:25

Ficou para amanhã, às 14 horas, em razão de o presidente Marcelo Nilo não ter podido estar presente hoje, a reunião ordinária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

A reunião cresceu subitamente de importância, depois que Nilo disse que submeteria à apreciação do colegiado a proposta de isolar, com vidro certamente inquebrável, o público do plenário durante as sessões.

O presidente teve um atrito muito duro com um grupo de manifestantes que ocuparam as galerias para assistir à votação do projeto do magistério, segunda-feira à noite.

Uma mulher com quem discutiu, ao ser ameaçada de expulsão, pendurou-se na grade, o que se tornou um risco – até os deputados que se situavam bem embaixo se afastaram para não serem atingidos em caso de queda.



Presidente quer fazer "como em Brasília"

Data: 28/11/2012
21:47:14

“Vou mandar fazer a licitação e colocar um vidro idêntico ao da Câmara dos Deputados, em Brasília”, avisou o presidente, prevenindo-se, assim, de possível acusação de tomar uma medida antidemocrática.

Nilo disse que, com a separação, “os cidadãos poderão acompanhar os trabalhos da Casa e os deputados não serão ofendidos”. Dirigindo-se às galerias, onde a segurança já estava presente, embora não tivesse retirado ninguém, gritou: “Desafio esses 14 que estão aí a provarem que são professores”.



Governistas solidários pelo fechamento

Data: 28/11/2012
21:45:55

O líder do governo, Zé Neto (PT), foi solidário com Nilo: “Ocorrências dessa natureza devem ser apreciadas pela Mesa, porque depreciam a todos nós. É inadmissível que alguém suba ali e trate o presidente como aconteceu” – Nilo foi chamado, em coro, de um palavrão que não foi captado pela transmissão de TV.

O líder do PSD, Gildásio Penedo, considerou a atitude das pessoas nas galerias “deselegante e um atentado à democracia”, orientando os dois representantes do partido na Mesa a apoiar a colocação da divisória de vidro.

O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) concordou, afirmando que “a segurança dos deputados é fundamental para que possam proferir seus votos e palavras sem ameaça ou constrangimento”.



Oposição não crê em aprovação da medida

Data: 28/11/2012
21:44:33

O líder da oposição, Paulo Azi, esclarecendo que falava “como deputado”, chamou a atenção para o significado do anúncio do presidente: “A decisão é da Mesa, e eu quero deixar claro que minha posição é contrária”. O presidente respondeu que apresentaria a proposta à deliberação da Mesa e, em caso de rejeição, a levaria ao plenário, que é soberano.

O deputado Elmar Nascimento (PR), que é o segundo secretário da Mesa Diretora, destacou a necessidade de “a Casa se aproximar da população, e não se distanciar”. Atribuindo o gesto do presidente “a um ímpeto sob emoção, coisa de momento”, anunciou sua posição: “Vou votar contra”.

O outro oposicionista a fazer parte da Mesa – o primeiro vice-presidente, Leur Lomanto Junior (PMDB) – também se manifestou contrariamente e sugeriu que há outros meios, como a prévia identificação do público, para evitar a ocorrência de problemas nas galerias.



Solução equilibrada

Data: 28/11/2012
21:42:42

Uma alternativa menos traumática – ortopédica e politicamente – seria instalar uma rede, dessas de trapezista, entre as galerias e o plenário. A democracia estaria salva e os deputados e assistentes, protegidos.



Tá em todas

Data: 28/11/2012
21:41:58

José Dirceu, justa ou injustamente, virou Paulo Maluf para o grande público. Lamentavelmente, diante de sua história.



Assembleia festeja Vitória na série A

Data: 28/11/2012
21:41:21

Sessão especial marcará amanhã, às 18 horas, a ascensão do Vitória à série A do campeonato brasileiro. Na semana passada, o presidente Marcelo Nilo tinha pensado numa só sessão para homenagear a subida do Vitória e/ou a permanência do Bahia.

Entretanto, tendo o rubro-negro alcançado seu objetivo e o tricolor ficado para decidir no próximo domingo, a sessão do Vitória será realizada logo, em razão de viagem que o presidente do clube Alexi Portela, precisará fazer.



Adversário, só de secador em punho

Data: 28/11/2012
21:40:23

A propósito, de vez em quando ouvimos políticos que torcem por um ou outro dos principais clubes baianos dizerem que “é importante para a Bahia ter dois times na primeira divisão”.

Isso é, possivelmente, uma espécie de reflexo condicionado de político, que onde vê gente vê voto, reagindo imediatamente. Em muitos casos, é apenas da boca pra fora. Torcedor que é torcedor quer ver o rival na série D, enfrentando o Comercial de Concórdia, no Piauí.



Ifba perde espaço para Prefeitura de Barreiras

Data: 28/11/2012
21:38:37

A deputada Kelly Magalhães (PCdoB) pediu ao líder Zé Neto uma explicação do governo para a cessão a uma entidade privada – a Associação dos Irrigantes de Barreiras (Aiba) – de um galpão que já estava destinado, por 20 anos, à expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Ifba-Barreiras.

Frisando ser “necessário ter estômago para entender” a medida, a deputada disse que causou surpresa em Barreiras, especialmente porque se sabe que “a Aiba, uma entidade rica, vai recuperar o prédio e cedê-lo ao prefeito eleito Antônio Henrique para que possa instalar sua administração a partir de 1º de janeiro”.



PSD confirma apoio a Nilo

Data: 28/11/2012
20:42:07

Na condição de vice-líder do PSD na Assembleia Legislativa, o deputado Rogério Andrade recebeu a incumbência de transmitir à imprensa, hoje, a oficialização do apoio do partido à candidatura à reeleição do presidente Marcelo Nilo, “que já era há muito tempo o desejo da maioria da bancada”.

Rogério disse que a reunião, com a presença do vice-governador Otto Alencar, teve a participação dos 12 deputados da legenda, embora somente dez vão votar em 1º de fevereiro, já que Cláudia Oliveira e Adolfo Menezes assumirão edm janeiro, respectivamente, as Prefeituras de Porto Seguro e Campo Formoso.



Destaques parlamentares são cinco este ano

Data: 27/11/2012
17:20:56

Os jornalistas credenciados na Assembleia Legislativa escolheram este ano cinco deputados como destaques parlamentares, em razão de ter havido empate entre dois nomes na quarta colocação.

O presidente Marcelo Nilo foi o mais votado, com 19 votos, seguindo-se o líder da oposição, Paulo Azi, com 15, e o vice-líder, Bruno Reis, com 14. Empatados com 12 votos vieram os deputados Alan Sanches e Luciano Simões.



"Por Escrito" ganha prêmio pela quarta vez

Data: 27/11/2012
17:08:12

Com 14 votos dos 41 deputados presentes, o editor de Por Escrito, Luís Augusto Gomes, foi escolhido hoje, pelo quarto ano consecutivo, para o Prêmio Armando Lobracci Neto, destinado ao autor da melhor cobertura da Assembleia Legislativa em jornalismo na internet.

Na categoria jornalismo impresso, Prêmio Quintino de Carvalho, houve uma dura disputa entre três candidatos, saindo vencedora Lilian Machado, da Tribuna da Bahia, com 12 votos, seguida de Levi Vasconcelos. de A Tarde, com 11 votos, e Raul Monteiro, também da Tribuna, com dez votos.

O Prêmio Wilson Menezes, para jornalismo radiofônico, foi para Itamar Ribeiro, da Rádio Sociedade de Feira de Santana, que teve 26 votos. Dentro de poucos minutos, será iniciada no Comitê de Imprensa da Casa a apuração dos votos para destaques parlamentares do ano.

 



Por Otto, Santiago deverá desistir da UPB

Data: 27/11/2012
16:11:06

Segue com alta objetividade o entendimento entre o governador Jaques Wagner e o vice-governador Otto Alencar. O mais novo efeito foi o pedido de Otto ao prefeito eleito de Santo Estêvão, Orlando Santiago, para que retire sua candidatura a presidente da UPB.

Na verdade, Otto conversou com Santiago a respeito sem imposição, e o prefeito está "refletindo", mas já adiantou a uma fonte deste blog que não será empecilho a uma articulação que transforme o vice no candidato das forças governistas à sucessão de Wagner em 2014. 



Nilo recebe apoio do PT e busca oposição

Data: 27/11/2012
16:06:13

A bancada do PT decidiu hoje apoiar a reeleição do presidente Marcelo Nilo, assunto que foi motivo de conversa - e abraços - entre Nilo e o principal postulante petista ao cargo. Rosemberg Pinto. Há pouco, no plenário, o apoio foi confirmado oficalmente em discurso do líder Yulo Oiticica.

Nilo estava sorridente no cafezinho com o anúncio do apoio do PT e disse que amanhã já tem conversa marcada com os deputados do PSD, que, no entanto, já estão mais que confirmados no projeto. O presidente disse que entrará em contato com o líder da oposição, Paulo Azi, na busca da unanimidade. Na eleição passada, ele teve 61 dos 63 votos. 



Deputados e jornalistas escolhem os melhores

Data: 27/11/2012
15:58:41

Sem projetos de lei na pauta, a sessão de hoje da Assembleia Legislativa está sendo "festiva". Os deputados escolhem, por voto secreto em urna colocada no plenário, os jornalistas que fizeram a melhor cobertura da Casa durante o ano.

No comitê de imprensa, a votação é ao contrário: os jornalistas credenciados votam em quatro deputados considerados destaques parlamentares. A apuração, em ambos os casos, está prevista para as 17 horas.



Emendas ao orçamento vão até quinta

Data: 27/11/2012
09:08:29

Diferentemente do que informamos no dia 24, em nota sob o título "Orçamento 2013", o prazo de emendas ao projeto da lei orçamentária do Estado para o próximo ano não se encerrou no dia 22, tendo sido prorrogado até o dia 29, quinta-feira, às 18 horas.

Até agora, 54 mil emendas foram cadastradas, embora somente 25 mil tenham sido assinadas e apresentadas por seus autores.



Escândalo na cúpula da nação passou batido

Data: 26/11/2012
20:37:01

Ligados o dia todo na questão dos professores, os deputados da oposição parecem ter esquecido de comentar o grave escândalo detonado nas cercanias da Presidência da República pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal.

Mas é tema para esquentar o ambiente amanhã. Envolve, como foi dito pelo senador Pedro Simon, “o coração do governo”. Tráfico de influência, corrupção de servidores e, pelo jeito, formação de quadrilha são os principais ingredientes.

Citados no caso órgãos da maior importância, como a Advocacia Geral da União, e agências reguladoras do governo – ANA e Anac –, supostamente destinadas a definir tarifas, regular relações de mercado e proteger os interesses da coletividade.



Assembleia aprova projeto

Data: 26/11/2012
20:26:22

Por 35 votos a 8, foi aprovado o projeto que fixa normas para progressão na carreira do magistério estadual.

O presidente convocou nova sessão para votar requerimentos de urgência para dois outros projetos do Executivo.

Na galerias, os professores continuam gritando palavras de ordem, chamando de “traidores” os deputados do governo.



Discussão termina e confusão começa

Data: 26/11/2012
20:17:55

Terminada a discussão, o presidente Marcelo Nilo colocou o projeto em votação no plenário, mas o líder da oposição, Paulo Azi, pediu verificação do quórum, que, no caso, é de 32 parlamentares.

Conforme o acordo de líderes, foram marcados 25 minutos de espera no painel eletrônico para que os deputados compareçam e marquem presença.

Neste momento, o presidente determinou a retirada de uma professora das galerias, mas a mulher agarrou-se do lado externo e a segurança não tentou retirá-la, devido ao risco.

Os professores promovem um tumulto nas galerias e o presidente diz que “são esses os professores que ensinam aos nossos filhos”.

Já há quórum e os deputados estão votando. A gritaria continua nas galerias. Membros da segurança estão próximos, mas não tocam na professora.

 



Governistas continuam longe da tribuna

Data: 26/11/2012
20:03:44

A oposição insiste no processo de obstrução: subiu à tribuna o deputado Bruno Reis, para quem “a Bahia perde a oportunidade de valorizar a educação”, ante a perspectiva de aprovação do projeto do magistério como foi enviado pelo Executivo.

Como era previsto, até agora nenhum deputado governista se apresentou para defender o projeto da carreira do magistério, fato muito criticado pelos adversários que se pronunciaram.

Reis disse que o governo chegou ao ponto de abrir no dia 29 as inscrições para o curso que dará aos professores o direito de ascender funcionalmente. “O governo emite uma portaria antes da aprovação da lei”, protestou.



Líder diz que Wagner reincide em erro

Data: 26/11/2012
19:33:53

A discussão do projeto pela oposição está sendo feita agora pelo líder Paulo Azi (DEM), que lembrou recente entrevista do governador Jaques Wagner a A Tarde em que disse ter sido a má condução da greve dos professores o principal motivo da derrota eleitoral do governo.

“Passados 15 dias dessa entrevista em que o governador reconheceu a falta de diálogo e de negociação, vem esse mesmo governador e encaminha a esta Casa projeto de lei que, desde a época da greve, havia sido rejeitado pelos professores”, disse Azi, no início dos 20 minutos a que tem direito.

O deputado atribuiu a marcação súbita da votação para hoje “ao medo do PT, o mesmo PT da assembleias e das praças públicas, de ver amanhã essas galerias cheias de professores”. Ele tachou a bancada do governo de “uma maioria silenciosa que não tem medo da repercussão e parece não ter ouvido a voz das urnas”.



Comissões aprovam parecer de Bonfim

Data: 26/11/2012
19:06:58

O deputado João Bonfim terminou seu relatório, tendo rejeitado todas as emendas apresentadas.

O presidente Marcelo Nilo colocou o parecer em votação, mas o líder Bruno Reis solicitou verificação de quórum de votação, que foi constatado nas quatro comissões envolvidas. O relatório foi aprovado.

Começa o processo de votação do projeto no plenário. O primeiro deputado a subir à tribuna para discuti-lo é Sandro Régis, que tem 20 minutos para falar.



Projeto se encaminha para votação

Data: 26/11/2012
18:47:31

Após o discurso de Azi, para quem “a Assembleia Legislativa pela primeira vez na história vai aprovar um projeto que retira ganhos reais do funcionalismo”, a sessão entrou na ordem do dia para votação do projeto de lei nº 20.047/12. A matéria está sendo relatada pelo deputado João Bonfim (PDT) no âmbito das comissões.



Azi retoma liderança

Data: 26/11/2012
18:36:50

Assumiu a tribuna o deputado Leur Lomanto Junior (PMDB), que vê "algo de errado ou de obscuro dentro desse projeto" para que seja trazido ao plenário numa segunda-feira, sem passar pelas comissões. Ele disse que a oposição lutará pela retirada do projeto.

Em seguida, falará o deputado Paulo Azi (DEM), líder da oposição, que retornou hoje de viagem e ainda não havia reassumido a função, que ficou, no debate sobre o projeto dos professores, a cargo de Bruno Reis (PRP).




Página Anterior    Próxima Página