Salvador, 19 de outubro de 2017

Euclides confirma candidatura em Jequié

Data: 31/05/2012
11:54:15

Quando se esperava uma desistência, uma vez que não conseguiu o apoio do PT, o deputado Euclides Fernandes (PDT) anunciou a Por Escrito sua candidatura a prefeito de Jequié, em coligação de que farão parte, entre outras legendas, PMDB, PR e PTB.

Como disse Euclides, “o martelo foi batido” na noite de terça-feira, em reunião com a presença dos deputados Leur Lomanto Junior e Antonio Brito, prefeito Luiz Amaral e vice-prefeito Eduardo Lopes, que era candidato pelo PSB, mas “abriu mão e disputará a vice novamente”.

O ex-senador e presidente regional do PR, César Borges, não participou do encontro por motivo de agenda, mas telefonou para o candidato, comprometendo-se a apoiar a decisão que fosse tomada.



"Direita é o PP", rebate deputado

Data: 31/05/2012
11:52:54

Informado por este blog de que um deputado do PT afirmou reservadamente ao editor que o partido preferiu marchar com a candidatura de Tânia Britto (PP) porque “Euclides se aliou com a direita”, o deputado pedetista ficou profundamente irritado.

“E o PP é o quê? Ele está cego? Ele que busque outros argumentos para a adesão, porque direita é o PP, em comparação com o PDT e o PSB”, afirmou, com veemência, o parlamentar, sugerindo que os petistas foram movidos pela suposição de vitória e expectativa de cargos na gestão.



Questão de patrulhamento

Data: 31/05/2012
11:51:34

Dizemos nós: a frase do petista – cujo nome obviamente não lhe foi revelado – a provocar a reação de Euclides reflete uma postura recorrente no partido, embora equivocada, pela qual “a esquerda somos nós e o resto é direita”.

Sem descer a detalhes sobre a condição ideológica de cada legenda citada nos textos acima, o que o deputado quis dizer é que Euclides aliou-se a partidos de oposição ao governo Wagner, aliás, obedecendo aos ditames da política paroquial jequieense.

O sacrilégio maior, claro, é em relação ao PMDB, com cujo líder na Bahia, Geddel Vieira Lima, parece haver uma divergência insanável. Com César Borges, não. Se antes ele era o cão, passou a ser anjo, voltou a ser o cão e agora está novamente na rota angelical.



"Luiz Gonzaga não morreu..."

Data: 31/05/2012
11:09:59

A deputada Luiza Maia convida para a sessão especial, amanhã, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, em homenagem a Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento transcorre este ano.

Diversos forrozeiros confirmaram presença, como Quininho de Valente, Neném do Acordeon, Targino Gondim, Ademário Coelho e Joquinha Gonzaga, este, sobrinho do Rei do Baião.

Uma festa na medida para o deputado federal Luiz Argôlo, que é afilhado de Lua, e para o ex-deputado Gilberto Brito, conhecedor da vida de Gonzaga, a qual até já declinou em versos.



Vice atrai partidos em Central

Data: 31/05/2012
11:08:29

Três lideranças políticas, representando três partidos, manifestaram apoio ao vice-prefeito de Central, Wilson Monteiro, que é o candidato do PT à sucessão do prefeito Léo Santana, também petista.

São eles o Dr. Zezé Caetano (PSB), que disputou a eleição passada, o ex-deputado e ex-prefeito Osmar Torres (PTdoB) e a Drª Neuma Brito, presidente do PPS. Agora são 14 legendas com Monteiro.



Conselho de Ética não enquadraria Targino

Data: 31/05/2012
11:07:03

A falta de quórum não permitiu a realização da reunião da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ontem, e por consequência não foi possível a apresentação, pelo presidente Marcelo Nilo, da proposta de criação do Conselho de Ética da Casa.

A ideia, como se sabe, voltou à baila, embora Nilo não veja relação de uma coisa com outra, depois que o deputado Targino Machado (PSC), em mais uma de suas diatribes, tachou o governador Jaques Wagner de “desgraçado” e recomendou distância do líder Zé Neto (PT) por questão de “higiene”.

Não se vai aqui discutir a garantia constitucional da inviolabilidade do mandato por palavras e votos proferidos pelo parlamentar, mas vale registrar o preceito basilar do direito segundo o qual “não há crime sem lei anterior que o defina”.

É, de fato, impossível que seja criado um conselho de ética e que, entre as normas de seu funcionamento, se imponha, por exemplo, como falta punível de efeito retroativo, chamar o governador de “desgraçado”, que, aliás, pode significar “lamentável”, “mal-sucedido” e "infeliz”.

Ainda com relação ao conselho, informa-se que sua decisão a respeito de qualquer processo passaria pela Mesa Diretora antes de ser submetida ao plenário. Ora, nesse caso não é necessário conselho nenhum. A própria Mesa poderia assumir diretamente o papel.



Antiguidade não é posto

Data: 31/05/2012
11:03:50

A propósito, o deputado Carlos Geilson (PTN) não acha que Targino tenha “faltado ao decoro” com a referência a Wagner e lembra que o governo teria maioria de 6 a 2 no conselho, que “não pode ser criado para uma caça às bruxas”.

Geilson discorda ainda da ideia do presidente de que o órgão venha a ser dirigido por um deputado “experiente”. Para ele, devem ser exigidos para o exercício do cargo “equilíbrio e discernimento, qualidades que tanto pode ter um parlamentar veterano quanto um novato”.



Distância de linguarudos

Data: 31/05/2012
11:02:11

Papo descontraído no cafezinho da Assembleia. O deputado Alan Sanches disse ter ouvido falar que a liderança do governo, com a anunciada saída do Zé Neto, será ocupada por Luiza Maia – uma provocação, já que a deputada desagradou muito ao votar contra o projeto dos professores.

Luiza sorriu e fez uma revelação: “Eu já tenho mais ou menos ideia de quem vai ser o líder”. Instada por este blog a dizer o nome, recusou-se. “Não digo. Esse Carlos Geilson tem a língua muito grande”. O repórter agradeceu por não ter sido feita referência à dele.



Temperatura em elevação

Data: 31/05/2012
11:00:16

Sanches (PSD), agora falando sério, afirmou que, seja quem for, o próximo líder vai pegar “chumbo grosso”, porque “a base está borbulhando, e ele vai ter de ser o intermediário, senão não vai liderar ninguém”. Sidelvan Nóbrega (PRB) reforçou: “A base está em ebulição”. 



Em caso de líder petista

Data: 31/05/2012
10:57:36

Por Escrito, pela observação diária da vida da Assembleia, arrisca: caso seja do PT o próximo líder – que é uma escolha pessoal do governador –, as chances maiores estão com o deputado Zé Raimundo, que tem um perfil mais próximo do que desejaria Jaques Wagner.

É discreto, ponderado, eficiente e tem bom trânsito no plenário, à semelhança do líder durante todo o primeiro mandato do governador, o hoje deputado federal Waldenor Pereira, não por acaso aliado histórico de Zé Raimundo na política conquistense.

Outros nomes citados na bancada são Rosemberg Pinto, até por sua perspectiva de disputar a presidência da Assembleia, o que o colocaria entre os parlamentares top de linha, e Marcelino Galo, ex-presidente do PT, sempre presente à Casa e bem relacionado com os colegas.



A opção Gildásio

Data: 31/05/2012
10:55:32

Não se podem omitir os comentários em torno do deputado Gildásio Penedo (PSD), que desde a reassunção da tribuna tem defendido o governo com discursos predominantemente técnicos, especialmente no trato das questões orçamentárias e fiscais, o que poucos fazem com extensão similar.

Contra ele pesa, naturalmente, a questão política. Seria difícil os petistas abrirem mão da liderança, ainda mais para um cristão-novo que já foi líder da oposição. E ainda há o problema contido na pergunta de parlamentar dos mais influentes da base do governo: “Você acha que o governador vai dar força a Otto Alencar?”



Que mal pergunte

Data: 30/05/2012
21:59:44

Se a construção da Arena Fonte Nova está dentro do cronograma, por que a Fifa tem uma tabela sobressalente da Copa das Confederações excluindo Salvador da competição?



DEM tem "cardápio" para atrair apoios

Data: 30/05/2012
21:55:40

Espera-se para os próximos dias uma adesão partidária à candidatura do deputado ACM Neto à Prefeitura de Salvador. Fonte ligada ao DEM diz que no comando da campanha de Neto o entendimento é de que a aliança oferece atrativos importantes a quem dela participar, “um cardápio com três pratos que nenhum outro tem”.

O primeiro é a perspectiva de a coligação DEM-PSDB nas eleições proporcionais fazer cinco vereadores. Como são três os candidatos mais fortes das duas legendas – Cláudio Tinôco, Leonardo Prates e o vereador Paulo Câmara –, sobram duas cadeiras na Câmara Municipal, a serem preenchidas por novos parceiros.

A vaga de vice-prefeito na chapa é outro pitéu. “Não sendo Imbassahy”, diz a fonte, “há diversos pretendentes”, entre os quais cita “PSC, PDT e mesmo PR”. Seria, dizemos nós, uma proeza política, porque, a julgar pelo noticiário predominante, esses três partidos estão mais para o governo ou, no mínimo, candidatura própria.

O prato mais saboroso, mas também o mais incerto, é a possibilidade de “o vice ser o prefeito no futuro”, isto é, ACM Neto, caso eleito, deixar a Prefeitura em 2014 para disputar o governo do Estado – um objetivo (o governo) que ele impôs a sua carreira desde tenra idade.



Geddel ainda está nos planos de Neto

Data: 30/05/2012
21:52:40

Nas hostes netistas, não está de todo abandonado o sonho de ter o apoio do PMDB ainda no primeiro turno. “O melhor caminho para Geddel seria Neto prefeito e ele, governador. A proposta que foi feita a ele desde o início está de pé, não está descartada”, enfatiza a fonte.

O medo de Geddel Vieira Lima é uma derrota de ACM Neto, levando-o candidatar-se a governador, embora isso viesse a ser uma quebra de acordo. Nesse caso, a “garantia” que o DEM daria ao PMDB seria a colocação do deputado Lúcio Vieira Lima como candidato a vice-prefeito.



Isidório protestará contra jornal

Data: 30/05/2012
21:51:07

Ainda irritado com matéria do Jornal da Metrópole que aponta a prática de tortura na sua ONG Fundação Dr. Jesus, onde abriga mais de mil dependentes químicos, o deputado Sargento Isidório anunciou que promoverá “esta semana” uma manifestação na porta do jornal.

“Vou levar os torturados para lá. Se ele estiver fora, não vai poder entrar. Se estiver dentro, não vai sair”, afirmou, numa referência ao radialista Mário Kertész, dono da empresa e também candidato a prefeito de Salvador pelo PMDB.

O texto, feito com base em reportagem no local e depoimento do psicólogo Josueliton Souza, fala em “dureza no tratamento”, “encarceramento” e conversão religiosa “à base de maus-tratos”, chegando a afirmar que muitos internos “desaparecem ao deixar a entidade”.



Reciprocidade

Data: 30/05/2012
21:49:24

Para o deputado Capitão Tadeu, a especulação publicada neste blog sobre uma chapa PSB-PT, com a senadora Lídice da Mata e o deputado Nelson Pelegrino, respectivamente para prefeita e vice de Salvador, “nada tem de fantasiosa”, como dissemos.

Ressaltando que nada sabe a respeito de tal articulação, o deputado afirmou que “seria o cumprimento do princípio da reciprocidade”. E perguntou: “Lídice não foi vice do senador Walter Pinheiro em 2008?”



Sindipetro pede a Wagner diálogo com APLB

Data: 30/05/2012
14:11:29

A direção do Sindipetro-Bahia, que desde o início da greve dos professores manifestou solidariedade ao movimento, encaminhou ao governador Jaques Wagner uma carta aberta defendendo a retomada do diálogo para acabar os “ grandes prejuízos aos estudantes, aos trabalhadores e à sociedade”.

A entidade diz não acreditar que o Wagner “permita que seu governo adote posturas autoritárias e de descaso com a educação, práticas de um passado recente que os trabalhadores e o povo da Bahia derrotaram quando o elegeram duas vezes”.

O texto critica a “suspensão das negociações e também o corte dos salários, indispensáveis para a sobrevivência das professoras, professores e dependentes, por parte de um governador que tem sua trajetória de vida política pautada pela defesa da democracia”.



Deputado defende reabertura de garimpo

Data: 30/05/2012
14:10:12

O deputado Adolfo Menezes (PSD) atacou duramente o fechamento, pela Delegacia do Trabalho de Juazeiro, do garimpo de esmeraldas Carnaíba, em Pindobaçu, após a morte de um trabalhador há cerca de dez dias. Para o deputado, foi “uma insensatez, uma loucura, que vai afetar toda a economia regional".

O garimpo funciona há 49 anos e é garantia de sobrevivência para mais de 50 mil trabalhadores e suas famílias em diversos municípios da região. O parlamentar defende a implantação de condições de segurança, “e não a medida radical que foi tomada”.

Menezes advertiu o governo para a reação dos garimpeiros, que pensam até em bloquear a rodovia BR-407 para protestar contra a medida, que causará prejuízo a toda uma cadeia de atividades, como hotéis, veículos de transporte e fornecedores diversos.



Política no sangue

Data: 30/05/2012
14:09:00

O ex-deputado Aloísio Andrade poderá ter dois filhos candidatos a prefeito este ano. Um já está certo: é o advogado Aloísio Júnior, que disputará a Prefeitura de Elísio Medrado pelo PSD. O outro é o deputado Rogério Andrade (PSD), por enquanto “pré-candidato” em Santo Antônio de Jesus.



Dinheiro guardado

Data: 30/05/2012
14:08:19

A pressão dos empresários de ônibus por um aumento de tarifa faz parte de um roteiro que se repete regularmente em Salvador: os motoristas fazem greve, conseguem vantagens salariais e, em seguida, os patrões levam a “planilha” à Prefeitura para pedir um desproporcional reajuste das passagens.

As autoridades municipais, fazem uma pantomima, dizem que não concederão “aquele índice”, mas depois autorizam um aumento menor, que logo entra em vigor para a população pagar o pato. As empresas vão à Justiça e conseguem uma liminar para o aumento integral, que fica pendente, acumulando.

Nessa brincadeira, estima-se que os empresários tenham a receber dos cofres municipais cerca de R$ 800 milhões, pois os custos apresentados nas planilhas são, em geral, muitos maiores que a realidade do mercado, como ocorre agora, quando eles pedem reajuste de 26%.



Enquete liberada

Data: 30/05/2012
14:06:43

Candidato a vereador pelo PT, o ex-deputado Arnando Lessa encaminhou consulta ao TRE, que respondeu positivamente: os blogs e sites podem fazer, entre seus leitores, enquetes sobre os candidatos em que pretendem votar para prefeito e vereador.



A valentia municipal na periferia

Data: 30/05/2012
14:05:39

A Prefeitura autua uma oficina de quintal na Boca do Rio e logo cuida de enviar a “notícia” à imprensa para demonstrar como está "trabalhando". No oceano de irregularidades que é Salvador, pega um pobre coitado num biango de periferia para exercer sua “autoridade”, como se fosse esse o grande problema da cidade.

Fechar um estabelecimento daqueles “por falta de alvará” significa tirar o dinheiro da pobreza, que serviria para comprar comida, enquanto os recursos dos impostos, taxas e emolumentos são violentados no pagamento de propaganda mentirosa que – não tenham dúvida – enriquece muita gente.

A filosofia de governo de uma cidade de quase três milhões de habitantes, quase todos pobres, deve visar o beneficio da população, não os grandes empreendedores imobiliários, que hoje dispõem livremente da orla marítima para multiplicar seu capital e deixar os problemas de trânsito, água e energia para quem queira assumir depois do dilúvio.



Borges não quer "afobação" no PR

Data: 29/05/2012
13:15:23

O presidente regional do PR, ex-senador César Borges, tem dito a seus correligionários que “não se afobem” com relação ao futuro no partido porque “não tem nada certo” para uma aliança com o governo Jaques Wagner.

A decisão é, obviamente, importante, porque resultaria no apoio ao candidato do PT a prefeito de Salvador, deputado Nelson Pelegrino, e na incorporação da bancada estadual ao bloco da maioria na Assembleia Legislativa.

Para que a questão comece a ser definida, falta o principal: uma conversa entre Borges e o governador. Quando da posse do ex-senador no Banco do Brasil, em meados do mês, Wagner o parabenizou por telefone e disse que o procuraria, o que até hoje não aconteceu.



Trindade luta por candidatura própria

Data: 29/05/2012
13:13:06

A intenção de Borges, após conhecer a proposta de Wagner sobre o espaço a ser ocupado pelo PR no governo, é reunir as duas bancadas para ouvir as opiniões dos parlamentares e “decidir de acordo com a maioria”.

Em ambos, os casos, há obstáculos a superar. Na bancada federal, José Rocha quer o acordo, mas João Carlos Bacelar e Maurício Trindade preferem, para este último, a candidatura própria na capital.

Em último caso, Trindade aceitaria, se fosse indicado para vice de Pelegrino, papel que toparia também, caso o partido permaneça na oposição, na chapa do deputado ACM Neto (DEM). Se não for atendido, poderá até romper com o partido para apoiar Neto.



Bancada estadual tende à divisão

Data: 29/05/2012
13:11:54

A situação é igualmente difícil na bancada estadual. O deputado Reinaldo Braga é francamente aliado de Borges e a deputada Graça Pimenta já anunciou que seguirá a orientação do partido. Mas a outra metade – Sandro Régis e Elmar Nascimento – é contrária à adesão.

Régis, estreitamente ligado ao ex-governador Paulo Souto, em hipótese alguma ficaria num partido aliado ao governo. Quanto a Elmar, que não mais pretende disputar a eleição de prefeito em Campo Formoso, só deixaria o partido se obtivesse da Justiça Eleitoral uma declaração de justa causa.

Por enquanto, para todos os deputados, os próximos dias estão em aberto, pois o próprio César Borges revelou a uma fonte que está sendo assediado por diversas lideranças políticas, incluindo ACM Neto, Geddel Vieira Lima, Nelson Pelegrino e o insistente Antonio Imbassahy.



A chapa PSB-PT

Data: 29/05/2012
13:10:29

Fonte reservada informa que “está sendo armada uma estratégia” para o PT chegar à Prefeitura de Salvador: a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB), tendo o deputado Nelson Pelegrino (PT) como vice.

“Quando chegar 2014”, completa, “Lídice entrega a Prefeitura a Nelson e sai candidata a governadora, e todos serão felizes para sempre”.

A hipótese tem muito de fantasiosa, mas no terreno da especulação, principalmente em decorrência do desespero reinante nos meios governistas, há espaço para qualquer solução.



CUT homenageia combatentes da liberdade

Data: 29/05/2012
13:09:10

Militantes políticos e sindicais que lutaram pela democracia e liberdade no Brasil serão homenageados na solenidade de abertura do 13º Congresso Estadual da CUT, quinta-feira, no Hotel Sol Bahia, em Patamares.

Entre os homenageados estão nomes emblemáticos do enfrentamento à ditadura militar, como  Carlos Marighella (in memorian), o fundador da CUT e Contag, José Gomes Novaes (in memorian), o jornalista Emiliano José e o ex-governador Waldir Pires.

Marighella, cujo centenário de nascimento a Bahia comemorou em 2011, ex-deputado, foi o líder revolucionário assassinado numa emboscada das forças da repressão política, em São Paulo, em 4 de novembro de 1969.

Novaes nasceu em Alagoas em 1928 e iniciou o ativismo sindical em São Paulo na década de 60. De volta a seu Estado, participou da luta camponesa no Nordeste. Na Bahia, atuou na organização do PT na região de Vitória da Conquista. Faleceu de causas naturais em 22 de junho de 1992.



Sucessão em Piatã

Data: 29/05/2012
13:05:34

Partidários do vice-prefeito de Piatã, Jucerlando Pereira (PSD), apostam que ele ganha a Prefeitura contra qualquer candidato da oposição com uma diferença que pode chegar a três mil votos. A grande força de Juce, como é conhecido, seria a “excelente gestão” do atual prefeito, Alencar Julião, também pessedista.



TRE julga hoje caso de Entre Rios

Data: 29/05/2012
10:25:07

Mais uma vez, às 17 horas de hoje, o Tribunal Regional Eleitoral tentará julgar processo de cassação do prefeito de Entre Rios, Fernando Madeirol (PSD), que responde por “captação ilícita de votos”. O caso vem sendo protelado há algumas sessões da corte.

O processo foi movido pelo PHS municipal, que faz “ferrenha oposição” ao prefeito, como afirmou seu presidente, Sidney Andrade. O partido chegou a ir ao Conselho Nacional de Justiça para cobrar agilidade no julgamento.

“Conseguimos em Brasília o empenho da ministra Eliana Calmon”, disse Andrade, “mas, infelizmente, a assessoria jurídica do alcaide usa manobras com alguns membros do Judiciário para procrastinar a cassação”.



Professor mantém greve

Data: 29/05/2012
10:10:03

Reunida no estacionamento da Assembleia Legislativa, a assembleia geral dos professores da rede pública estadual decidiu há pouco continuar a greve. Dessa forma, já está comprometido um quarto dos 200 dias de ano letivo previstos em lei. 



Wagner passou mais de seis meses fora, diz Simões

Data: 28/05/2012
16:56:22

O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Luciano Simões, prometeu fazer amanhã um pronunciamento para demonstrar que, desde que assumiu o governo, em janeiro de 2007, o governador Jaques Wagner passou mais de seis meses no exterior.

O parlamentar aproveitou reportagem de O Globo na sua edição de domingo, apontando Wagner como governador que mais viajou no atual mandato, para voltar a um assunto que tem abordado com frequência.

“Chico Anísio continua vivo”, debochou Simões, ao referir-se a Wagner c omo “o governador Galeão Cumbica”, personagem do humorístico Escolinha do Professor Raimundo que tem fixação por aeroportos e aeronaves.



Deputado relaciona viagens infrutíferas

Data: 28/05/2012
16:54:33

Hoje, a título de “aperitivo”, o deputado comentou três viagens do governador – Venezuela, Portugal e China –, considerando-as improdutivas, por não terem resultado nos empreendimentos que a assessoria do governo anunciou que ele iria buscar.

“Na Venezuela, o governador posou com Chávez, fumou charuto, mas o voo Salvador-Caracas que o secretário do Turismo, Domingo Leonelli, disse que seria criado, não existe. Fui ao aeroporto comprovar isso”, afirmou Simões.

Da mesma forma, segundo ele, não veio o oceanário prometido na viagem a Portugal nem a indústria processadora de soja que os chineses implantariam no Oeste baiano. “Se o prefeito João Henrique vive no paraíso”, completou, “o governador Wagner só anda nas nuvens”.



Gildásio vê "bons dividendos" para a Bahia

Data: 28/05/2012
16:52:32

Em defesa do governador, subiu à tribuna o deputado Gildásio Penedo(PSD), para quem Simões faz “uma tentativa pequena e vã” de tratar o assunto. Ele defendeu “o debate no campo das proposições” e disse que as viagens do governador, além de baratas, têm trazido “bons dividendos” para a Bahia.

“Foi a ida do governador à China que resultou no compromisso de implantar aqui a JAC Motors, assim como ele conseguiu, na Alemanha, a duplicação dos investimentos da Basf para ampliar sua fábrica de polímeros no Estado”, afirmou.

Gildásio citou também a viagem do governador Jaques Wagner à Suíça, para definir, com a Fifa, a escolha de Salvador como uma das subsedes da Copa das Confederações, em 2013. “Tudo isso significa empregos, turismo, mais riqueza para a Bahia e projeção de sua imagem no exterior”, destacou.



Outros gastaram mais no exterior

Data: 28/05/2012
16:50:54

Condenando o “reducionismo desnecessário” que a oposição faz do assunto, Gildásio afirmou que nos 78 dias que Wagner passou no exterior o gasto com deslocamento, hospedagem e alimentação foi de R$ 285 mil, o que dá uma média diária de R$ 3.653, "relativamente baixa", em comparação com viagens de outros governadores.

“O governador Antonio Anastasia, de Minas Gerais, gastou R$ 687 mil em 35 dias, o que dá uma média de R$ 19.628. Sérgio Cabral, do Rio, em 29 dias, gastou R$ 342 mil, ou seja, uma média diária de R$ 11.793”, comparou.

O deputado ressaltou outros aspectos em defesa de Wagner: “Isso não impediu que o governador cumprisse uma agenda intensiva de inaugurações no interior da Bahia, visitando 334 municípios em seus dois mandatos”. Informou ainda que a Bahia forneceu informações detalhadas e completas para a matéria de O Globo, “o que outros Estados terminaram sonegando”.



Oposicionista critica ex-líder do bloco

Data: 28/05/2012
16:49:17

Outro a criticar Wagner, por ele chamado de “governador-turista”, foi o deputado Bruno Reis (PRP), frisando que “toda vez que a Bahia está nas manchetes nacionais é para manchar sua história". Acrescentou que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, “não precisou viajar para atrair para seu Estado a Fiat e a Toyota”.

Bruno deu uma estocada direta em Gildásio, lembrando que, como antigo líder da oposição, o parlamentar criticava as viagens do governador. “Acho que todos nós temos direito de mudar de opinião, mas para melhor”, ironizou.

O deputado apontou ainda a coincidência de o governador sair da Bahia nos momentos de crise, como nas greves da PM e dos professores, para concluir: “Quando Jaques Wagner se ausenta, é provável que ninguém sinta sua falta”.



Geilson acha que Zé Neto tem substituto

Data: 28/05/2012
16:47:49

O deputado Gildásio também não escapou à crítica do colega Carlos Geilson (PTN), para quem “o ex-líder da oposição hoje é o defensor-mor do governador”, assumindo o lugar que caberia ao líder do governo na Casa.

“Pensei que o deputado fosse resgatar o líder combativo do passado, mas hoje, como numa parceria, ele deixa Zé Neto (líder do governo) descansando, deitado na rede, e vem fazer o seu papel”.



Castro quer união contra PT em Itabuna

Data: 28/05/2012
14:48:00

O deputado Augusto Castro (PSDB) está convicto de que, se seu grupo não estiver unido nas eleições de Itabuna, “será o mesmo que entregar a Prefeitura ao PT”.

Castro se refere a ele próprio, ao deputado Coronel Gilberto Santana (PTN) e, naturalmente, ao próprio prefeito, Capitão Azevedo (DEM).

O objetivo do PSDB é emplacar o vice na coligação, que seria o jornalista José Adervan, proprietário do jornal Agora, que, aliás, circulou hoje na Assembleia Legislativa.



Juçara Feitosa tentará de novo

Data: 28/05/2012
14:46:27

Em encontro municipal realizado ontem, o PT definiu o nome de Juçara Feitosa, derrotada em 2008, para concorrer à Prefeitura de Itabuna. A convenção, em junho, será apenas para referendá-la.

Enquanto isso, seu marido, o deputado Geraldo Simões (PT), está inquieto, sondando amigos que tem no campo adversário: “Quem vai ser o candidato lá?” – indaga sempre que pode.

A dúvida de Simões se baseia na suposta inelegibilidade de Azevedo, que, na condição de vice, teria assumido o mandato no período 2005/08, não podendo, portanto, ser prefeito pela terceira vez seguida. 



Pranto seco

Data: 28/05/2012
14:43:27

O governista Aderbal Caldas (PP), instado a dizer “as novidades” de seu conhecimento, informou que acabava de chegar a Salvador e não estava “inteirado” das notícias.

“Estava no semiárido, chorando com meus irmãos sertanejos. Mas foram lágrimas em pó, porque água não tem nenhuma”, lamentou.



Posse de conselheiro

Data: 28/05/2012
14:41:49

Toma posse logo mais, às 15 horas, o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo da Paixão.




Página Anterior    Próxima Página